Impresso de pt.chabad.org

A Tefilá

A Tefilá

E-mail

Moshê ensinou os judeus: "Sirva D’us, rezando a Ele todos os dias!"

Começamos a ensinar uma criança a rezar antes mesmo de saber ler em um Sidur. Assim, tão logo seja capaz, nós a treinamos a responder: "Amen,"sempre que ouvir uma berachá.

Rabi Yossi contou esta história:

Certa vez, eu estava caminhando em Jerusalém quando percebi que estava na hora de rezar Minchá. Sabia que precisava rezar logo, ou então ficaria muito tarde. Mas onde poderia achar um cantinho sossegado? Não queria permanecer na rua, pois poderia ser incomodado em minha tefilá. De repente, percebi um edifício em ruínas. Entrei ali e rezei. Ao terminar, percebi Eliyáhu HaNavi de pé, à entrada das ruínas! Não entrou, mas aguardou até que eu terminasse minha tefilá. Então, falou comigo. "Você jamais deveria entrar numa ruína!" advertiu-me. "É perigoso! Não percebe que pode cair a qualquer momento? Você deveria ter rezado rapidamente a amidá do lado de fora!" Só então entendi porque Eliyáhu não entrara na ruína. Saí rapidamente.

Já lá fora, ele me perguntou: "Meu filho, o que escutou na ruína?"

Respondi: "Ouvi uma voz que parecia o arrulhar de uma pomba dizendo: ‘Por causa de meus pecados, destruí Minha casa e os exilei entre os adoradores de ídolos.’"

Eliyáhu explicou: "Era D’us pranteando a destruição do Bet Hamicdash. D’us faz isso três vezes ao dia. Quando os judeus dizem: ‘Amain, yehai shemai rabba,’ nas sinagogas e casas de estudo, D’us balança tristemente a cabeça e exclama: ‘Como Eu era feliz quando Benê Yisrael Me louvava assim no Bet Hamicdash! Como é triste para o Pai que precisou exilar Seus filhos entre os adoradores de ídolos. E deploro os filhos que foram expulsos da mesa de seu Pai!’"

Desta história, deduzimos como é importante louvar a D’us.

Quando uma criança já consegue ler em um Sidur, começamos a ensiná-la a rezar com a congregação. Isto é um mérito especial.

Sempre que você rezar, é importante que pronuncie cada palavra (se não tem muito tempo, é melhor rezar menos, mas pronunciando as palavras cuidadosamente). Lembre-se, D’us "está no outro lado da linha." Ele escuta tudo aquilo que você diz, embora possa não responder imediatamente. Nossas tefilot nos ajudam e aos judeus de toda parte. Como diz o versículo: ‘D’us está próximo de todos que O chamam – daqueles que O chamam sinceramente." (Tehilim 145:18).

Moshê Continua seu Discurso

"Vocês assistiram aos milagres que D’us realizou no deserto: como afogou o faraó e seu exército no Mar Vermelho, e enviou maná do céu. Lembram-se que Ele fez a terra engolir Dasan, Aviram e suas famílias, quando não deram ouvidos a Ele.

"Certifiquem-se de cumprir todas as mitsvot cuidadosamente! Vocês conquistarão Erets Yisrael e permanecerão no país.

"Erets Yisrael não é como o Egito, que é plano com o Rio Nilo para supri-lo de água. Erets Yisrael está repleto de colinas e precisa de chuva para que as plantas cresçam. D’us lhes fornecerá chuva se cumprirem Seus preceitos!"

Moshê continua a falar: "Estudem e pratiquem as mitsvot! Repassem seus estudos de Torá muitas e muitas vezes, para que se lembrem. A Torá deve ser para vocês tão nova e interessante como se a escutassem pessoalmente no Monte Sinai. Estudem apenas por amor a D’us, servindo a D’us com todo o coração."

"D’us declarou: ‘Se Me servirem desta maneira, Eu tornarei a vida uma bênção para vocês/ Terão mais tempo para Me servir. Concederei chuva quando a terra precisar dela. A primeira chuva virá no outono, após a semeadura, para encharcar a terra e fazer as plantas crescerem. Darei chuva tardia na primavera, próximo da época da colheita. Isso fará seus cereais brotarem.’

"Vocês juntarão seu cereal, vinho e azeite."

"Terão farta produção, mas os países à sua volta não. Eles virão com ouro e prata para comprarem comida de vocês.

"Vocês terão pasto suficiente para os animais, e não terão de procurar grama distante para alimentá-los. Abençoarei também seus alimentos. Vocês ficarão satisfeitos mesmo após comerem apenas uma quantidade pequena.

"Fiquem alertas! Por terem uma vida fácil e mais do que o suficiente para comer; seu yetzer hará tentará persuadi-los a abandonar D’us. A riqueza e facilidades podem facilmente levar a pessoa a esquecer-se da Divindade."

Por isso Moshê advertiu:

"Não dêem ouvidos ao yetzer hará quando tenta fazer com que vocês abandonem D’us!Se servirem ídolos, a fúria de D’us se voltará contra vocês. Ele fechará os céus para que não haja chuva. O céu talvez fique repleto de nuvens, mas não cairá uma gota de chuva! As plantações não crescerão. Em seguida, vocês serão expulsos da boa terra que D’us lhes concedeu.

"Vocês viverão fora de Erets Yisrael. Continuem a cumprir a Torá e aquelas mitsvot que podem ser cumpridas fora do país, como colocar tefilin sobre a cabeça e o braço. Continuem a ensinar Torá a seus filhos, mesmo no galut (exílio). Comecem desde o momento que aprendam a falar. O estudo de Torá deve ser feito sempre: em casa, viajando, quando se levantam e ao irem dormir.

"Continuem a escrever as palavras do Shemá nas mezuzot, que devem ser afixadas nos portões de suas casas. Cumpram todas as mitsvot, exceto aquelas que se aplicam apenas a Erets Yisrael."

"Se agirem desta forma, merecerão retornar à terra que D’us prometeu aos seus antepassados. Viverão lá por muito tempo e a terra lhes pertencerá para sempre."

© Copyright, all rights reserved. If you enjoyed this article, we encourage you to distribute it further, provided that you comply with Chabad.org's copyright policy.
E-mail
1000 Caracteres restantes
Envie-me e-mail quando novos comentários forem postados.
DESTAQUE EM PT.CHABAD.ORG