Here's a great tip:
Digite seu endereço de e-mail e lhe enviaremos nossa revista semanal com conteúdo novo, interessante e reflexivo que irá enriquecer sua caixa de entrada e sua vida, semana após semana. E é gratuito.
Oh, and don't forget to like our facebook page too!
Impresso de pt.chabad.org

A Proibição de Misturar Carne com Leite

A Proibição de Misturar Carne com Leite

 E-mail

D'us ordena o povo judeu (Shemot 23:19): "Não cozinharás um bezerro no leite de sua mãe."

Estas palavras são reiteradas em três diferentes locais na Torá, indicando três proibições diferentes sobre o assunto:

  • É proibido comer uma mistura cozida de carne e leite.

  • Não se pode tirar nenhum benefício de tais misturas, como presentear ou vender a comida a um não-judeu.

  • Carne e leite não podem nem ser cozidos juntos (mesmo quando não há intenção de ingeri-los).


  • Moshê disse a D'us: "Estou desconcertado! Tu instruíste-me a escrever na Torá 'Não cozinharás o bezerro no leite de sua mãe'. Contudo, oralmente Tu me explicaste que também é proibido comer os dois juntos! Permite-me escrever na Torá: 'Não comerás mistura de carne com leite!'" D'us respondeu: "Escreva como Eu disse, não mude Minhas palavras!"

    Moshê insistiu: "Não seria possível que no decurso de seu longo exílio os Filhos de Israel possam esquecer a Explicação Oral da Torá?"

    D'us respondeu: "Selei um pacto com eles, que garante que a Torá Oral jamais será esquecida por seus descendentes!"

    Por que D'us nos proibiu comer leite e carne juntos? Esta lei da Torá recebe o nome de "choc", uma lei cuja razão não nos foi dada por D'us. Apesar do povo judeu não entender o preceito de não misturar carne com leite, todos aceitaram com perfeita fé, sem perguntar nem questionar.

© Direitos Autorais, todos os direitos reservados. Se você gostou desse artigo, encorajamos você a distribuí-lo, desde que concorde com a política de copyright de Chabad.org.
 E-mail
1000 Caracteres restantes
Envie-me e-mail quando novos comentários forem postados.
Sort By:
Discussão (1)
12 Fevereiro, 2015
"Tomar leite durante ou logo depois da refeição
Este é um hábito muito comum entre as crianças. Alguns adultos também costumam tomar um café com leite ou capuccino logo após a refeição. Segundo explica o nutricionista Luis, este é um hábito ruim pois o cálcio do leite compete com o ferro o mesmo canal de absorção. Isso vale também para sobremesas ricas em leite. "Se você almoça e logo depois toma leite, gera essa competição e isso pode ocasionar uma perda de ferro", explica. Em contraposição, um suco rico em vitamina C ajuda na boa absorção do ferro, orienta o especialista." Comentário: este poderia ser um dos motivos ou até mesmo o único motivo. Independente de uma ou outra coisa, quem melhor que o nosso D'us, que nos criou, sabe dizer o que podemos ou não comer. Se nosso D'us mandou, cumpriremos.O nosso cumprimento aos preceitos é uma declaração de amor, termor e santificação ao nosso D'us.
Soares Filho
DESTAQUE EM PT.CHABAD.ORG