Here's a great tip:
Enter your email address and we'll send you our weekly magazine by email with fresh, exciting and thoughtful content that will enrich your inbox and your life, week after week. And it's free.
Oh, and don't forget to like our facebook page too!
Impresso de pt.chabad.org

Felicidade: Como Exercitá-la

Felicidade: Como Exercitá-la

E-mail

Certa vez, o Rebe encorajou um estudante muito inteligente a inspirar seus colegas a buscarem não somente os estudos acadêmicos, mas também os estudos espirituais.

"Minha agenda está sempre tão lotada, não sei como eu poderia acrescentar mais alguma atividade" – disse o estudante. E então, percebendo que a agenda do Rebe era muito mais sobrecarregada, ele disse: "Sinceramente, não entendo onde o senhor arranja força e energia para trabalhar assim."

"Toda pessoa tem um corpo e uma alma" – disse o Rebe. "É como um pássaro e suas asas. Imagine se um pássaro não soubesse que suas asas lhe permitem voar; então elas seriam apenas um fardo extra no seu peso. Mas assim que ele bate as asas, elas o erguem na direção do céu. Todos nós temos asas – nossa alma – que pode nos elevar tão alto quanto o desejarmos. Tudo que precisamos fazer é aprender a usá-las."

Como é a sua vida?

Se você é como a maioria das pessoas, é feito de incontáveis pedaços de atividade fragmentada: exercício, trabalho, refeições, conversas, diversão, sono. Some os pedaços dia após dia, ano após ano, e você terminará com uma vida inteira dividida em milhões de fragmentos, sem um fio a uni-los. A fragmentação abala nossa paz de espírito, criando tensões e ansiedade latentes. No decorrer do tempo, os fragmentos se acumulam e começam a sufocar sua alma, o ser interior que anseia por um propósito e uma direção. Não admira que depois de quarenta ou cinqüenta anos labutando através de dias tão disparatados, acordamos um dia e de repente nos perguntamos:
"Então é isso a vida? Sou realmente feliz?"

Uma vida feliz é sinônimo de uma vida significativa, e todos queremos viver vidas significativas. Esforçamo-nos continuamente para deixar nossa marca na humanidade. para contribuir com algo de valor para o nosso mundo.

Ao reconhecer que dentro de seu corpo existe uma alma Divina, uma alma que pode dar propósito à vida e elevar-se acima dos assuntos mundanos da vida cotidiana, você começa a colocar os pedaços de sua vida fragmentada em ordem. Você enxerga sua vida sob uma perspectiva mais ampla, santificando todos os momentos – não apenas enquanto está estudando, rezando ou praticando atos de caridade, mas até quando está comendo e dormindo, em casa ou no trabalho, viajando ou em férias. Em vez de desempenhar suas atividades diárias de cor, você descobre a Divindade dentro de cada uma delas.

A chave da felicidade: unir corpo e alma

Para ser uma pessoa feliz e saudável, seu corpo e alma devem trabalhar em perfeita harmonia. Isso significa unir o corpo e a alma para cumprirem a missão pela qual fomos colocados no mundo; levar uma vida produtiva, significativa e virtuosa, transformando este mundo numa morada para D’us. Se você sabe como malhar seu corpo, aprenda também a malhar sua alma!

Ambos estão em conflito constante: o corpo procurando basicamente satisfazer suas necessidades, e a alma procurando transcendência e unidade. O primeiro passo para lidar com este conflito é reconhecer que o conflito existe, e estar consciente de duas forças distintas. Pensar que somos uma única entidade leva à confusão e ao desespero: um dia somos virtuosos e no outro somos egoístas; um dia estamos motivados, no seguinte procrastinamos.

A única maneira de unir corpo e alma é aceitar que D’us é muito mais elevado que nosso limitado ser. A alma, por causa de sua natureza transcendente, pode elevar-se acima do egoísmo mais facilmente que o corpo, por meio do estudo e prece, para reconhecer sua verdadeira missão. Somente então o corpo poderá elevar-se à sua verdadeira proeminência – quando serve como veículo para a alma, em vez de agir sob seu próprio poder, com suas necessidade e desejos egoístas. Assim que o corpo reconhece o domínio da alma e faz as pazes com sua irmã gêmea, a tensão pode ser adequadamente domada.

A felicidade exige ação

Não basta reconhecer sua alma, você deve efetivá-la, associando-a com o corpo para ajudar uma pessoa em necessidade, ouvir um amigo que sofre, ajudar a fornecer comida ou agasalho para quem não pode comprar. Estes se tornam mais que simples atos de bondade; tornam-se nutrição para sua alma e um meio de fazer bom uso espiritual de seu corpo físico.

A verdadeira felicidade é a fusão de corpo e alma dedicados a uma causa maior, uma causa que beneficie a humanidade e dê significado e paz interior ao indivíduo que está passando pelo processo.

Quando você acorda pela manhã, enquanto ainda está na cama, pense por um momento: o que significa estar acordado e vivo?

Comece cada dia com uma prece, agradeça a D’us pelo novo dia, pela sua saúde, pelo seu trabalho, por seus amigos ou filhos. Pense naquilo que gostaria de realizar para que o dia de hoje seja significativo. Se você treinar-se para fazer isso todas as manhãs, começará imediatamente a ver sua vida sob um novo foco, mais nítido e mais robusto e consistente.

Você deveria terminar seu dia assim como o começou. Quando se preparar para dormir, reveja seu dia e como você utilizou as oportunidades. Reconheça que D’us o colocou aqui para um propósito, e que todas as suas atividades deveriam expressar aquele propósito. Vá dormir com a resolução de que não importa quanto o dia de hoje foi bom – ou mau – amanhã será melhor. Assim fazendo, seu sono será mais tranqüilo, e seu despertar mais significativo.

Quatro motivos para ser feliz

Por Yanki Tauber,
Baseado nos ensinamentos do Rebe

1 – Porque é uma maneira boa de conseguir que as coisas aconteçam.
Para citar o clássico chassídico Tanya, de Rabi Shneur Zalman de Liadi (1745-1812): "Assim como no caso de dois indivíduos lutando, cada qual tentando derrubar o outro, se um deles se mover devagar e com letargia, será facilmente derrotado e cairá, mesmo que seja mais forte que o oponente. Assim, também, ao lutar contra a má inclinação, a pessoa pode vencê-la… somente com o entusiasmo que vem do júbilo e de um coração livre e purificado de qualquer traço de preocupação e tristeza." Aplica-se a lutas, batalhas morais e tudo que esteja entre estes dois extremos.

2 – Porque é algo bom e positivo.
Por que a alegria deveria ser apenas um instrumento, um meio para um fim? É algo de bom por si mesma, uma maneira melhor de ser. E não é difícil de se conseguir. Simplesmente concentre-se em todas as coisas boas que você tem e nas quais faz parte, e no quanto elas são mais reais e duradouras que as coisas assim não tão boas. Portanto, mesmo que as últimas atualmente estejam acontecendo na sua vida, elas não deveriam estar ali. Mande-as embora e ponha em jogo as coisas boas.

3 – Porque é uma época feliz.
Ser feliz às vezes precisa de um esforço para conseguir, como no número 2 acima. Porém há tempos em que a felicidade está no ar, e tudo que você precisa é abrir-se a ela, e permitir que entre na sua alma. Estamos agora numa dessas épocas. Não é preciso fazer nada para senti-la – apenas não a expulse.

4 – Porque é isso que você é:
Este não é realmente um "motivo", portanto creio que isso significa que na verdade existem três motivos, não quatro. Os mestres chassídicos dizem que nossa alma é "literalmente uma parte de D’us". Portanto a alegria, em última análise, não é uma técnica a dominar, não é uma meta a atingir, nem sequer um estado ao qual se entregar. É aquilo que somos, em virtude de nosso vínculo com Aquele para quem "Força e júbilo são Seu local" (I Divrê-Hayamim 16:27). Por que se esconder daquilo que somos?

© Copyright, all rights reserved. If you enjoyed this article, we encourage you to distribute it further, provided that you comply with Chabad.org's copyright policy.
E-mail
1000 Caracteres restantes
Envie-me e-mail quando novos comentários forem postados.
Sort By:
Discussão (1)
10 Março, 2011
Motivo para ser feliz
Só quero agradecer pelos ensinamentos - (como ser feliz é um exemplo )
Anônimo
Rio de Janeiro, RJ-Brasil
lubavitchcopacabana.org
DESTAQUE EM PT.CHABAD.ORG