Here's a great tip:
Enter your email address and we'll send you our weekly magazine by email with fresh, exciting and thoughtful content that will enrich your inbox and your life, week after week. And it's free.
Oh, and don't forget to like our facebook page too!
Impresso de pt.chabad.org

Qual é o Lema de Sua Família?

Qual é o Lema de Sua Família?

E-mail

Por Yaacov Lieder
Empresas de sucesso e instituições educacionais têm lemas atualmente.
Um lema explica o objetivo da companhia. Todos que lá trabalham entendem bem aquilo que a empresa está tentando estabelecer. Uma organização de sucesso mantém todos trabalhando com concentração rumo ao cumprimento de seu lema.
Por exemplo, "Nosso lema é assegurar sempre a satisfação do cliente" ou, "Nossos produtos são de alto padrão". Todos os funcionários, do faxineiro ao presidente, farão com que todas suas ações estejam de acordo com o lema da companhia e trarão produtos de alta qualidade e satisfação aos clientes.
Um sábio disse certa vez: "Se você quiser ver a força de uma nação, olhe para a força das famílias." Portanto, se um lema pode tornar uma empresa mais forte e mais produtiva, o senso comum declara que o mesmo aplica-se à família. Um lema de família bem pensado e escrito assegurará um ambiente familiar seguro e feliz.
Muitos adolescentes hoje em dia têm grande dificuldade quando precisam fazer escolhas entre o certo e o errado. A taxa de suicídio na Austrália é uma das mais altas do mundo. Talvez uma das razões, eu poderia sugerir, é porque eles não têm valores definidos e um objetivo para a vida.
Um lema incorpora valores e princípios que são importantes a todos os membros da família. Portanto, eles todos escolhem, viver sempre por este lema.
Se o seu lema declara: "Nesta família, dizemos a verdade a toda hora e a todo custo," você não pode dizer a seu filho: "Diga a eles que eu não estou" quando você recebe um telefonema indesejado. Ou então, se o seu lema afirma: "Somos uma família carinhosa, onde todos ajudam todos o tempo todo," você não pode falar pejorativamente de outra pessoa ou recusar-se a ajudá-la.
Toda a família se reúne para decidir qual será seu lema. Uma vez adotado, é escrito e colocado onde todos os membros da família possam vê-lo. Pode ser revisado e alterado com o passar do tempo.
Se algum membro da família faz algo contrário ao lema, ao invés de criticar a pessoa, podemos simplesmente pedir-lhe para verificar se sua ação se encaixa ou não no lema da família.
Quando nossos filhos chegam à adolescência, irão identificar-se automática e subconscientemente com o lema da família. Isso reforçará seu conjunto de valores e quem eles são realmente, e também os ajudará a fazer opções positivas segundo este princípio.
Como pais, somos os primeiros a estabelecer um exemplo e viver segundo o lema da família. Como nossas ações falam mais alto que as palavras, os filhos aprenderão muito mais depressa se praticarmos aquilo que pregamos. Devemos ter a coragem de pedir a nossos filhos para lembrar-nos (de forma respeitosa, obviamente) quando nossas ações saem da linha traçada para nosso lema.
Algumas famílias já possuem um lema sem sequer percebê-lo, e todos os membros da família sabem o que é aceitável ou não para eles. Entretanto, conseguir que a família toda o desenvolva e anote aumenta seu comprometimento com ele. Torna também mais fácil segui-lo na prática, conforme todos entendam que esta é uma decisão pela qual eles todos escolheram viver.
Tente - você gostará!

© Copyright, all rights reserved. If you enjoyed this article, we encourage you to distribute it further, provided that you comply with Chabad.org's copyright policy.
E-mail
1000 Caracteres restantes
Envie-me e-mail quando novos comentários forem postados.