Impresso de pt.chabad.org

O Papel da Mulher Judia

O Papel da Mulher Judia

E-mail

Na porção semanal de Shemot lemos sobre o começo da escravidão de nossos antepassados no Egito e sobre os fatores que os redimiram. Nossos sábios observam que as mulheres judias no Egito eram responsáveis pela Redenção; derrotaram o faraó e suas intrigas acendendo a chama dos valores espirituais no coração de sua geração.

Em nossa sociedade contemporânea a mulher judia tem sido colocada na delicada posição de timoneiro do barco de sobrevivência judaica. A educação das crianças é quase que totalmente legada a ela. Caso renegue sua responsabilidade, há pouco a fazer por parte de seu marido, para retificar sua decisão. Uma investigação mais vasta na composição de nossa vida comunitária mostrará que a mulher contemporânea está exercendo sua influência quase em todas as áreas judaicas. Geralmente é ela que determina qual escola seus filhos irão frequentar. É ativa, tanto nos círculos de sua comunidade quanto na sociedade cívica. Muito do sucesso obtido na angariação de fundos de beneficência deve ser atribuído à sua participação.

Estamos confiantes que a mulher judia, uma vez consciente de seu papel singular, já aceitou o desafio de redimir o judeu do século XXI da escravidão da ignorância judaica e da indiferença que ameaça sua sobrevivência nos dias atuais. Seu conhecimento sobre os valores torna-se imprescindível.

© Copyright, all rights reserved. If you enjoyed this article, we encourage you to distribute it further, provided that you comply with Chabad.org's copyright policy.
E-mail
1000 Caracteres restantes
Envie-me e-mail quando novos comentários forem postados.
Sort By:
Discussão (2)
20 Dezembro, 2013
Pode-se ver uma correspondência entre os valores e os símbolos. Um símbolo específico de um povo é a sua vestimenta. Atualmente, as vestes da mulher judia são um símbolo mais evidente de seus valores, do que para o homem. Elas são uma oportunidade da mulher judia se orgulhar de seus valores e de seu povo, na minha opinião.
Samua de Brito Paiva
Rio de Janeiro/RJ
19 Dezembro, 2013
A mulher, a mais bela das criaturas de D´us! Aparentemente sinônimo de fraqueza, mas fraqueza física, por que o coração; mais forte que uma rocha. Sarah, indagou Abraham quanto aos seus filhos, o que o fez tomar a decisão de mandar embora um de seus filhos; Rebeca com seus filho Esaú e Jacó... sempre a mulher a frente das grandes decisões.
Alberto de Souza Neto
Belo Horizonte
DESTAQUE EM PT.CHABAD.ORG