Here's a great tip:
Enter your email address and we'll send you our weekly magazine by email with fresh, exciting and thoughtful content that will enrich your inbox and your life, week after week. And it's free.
Oh, and don't forget to like our facebook page too!
Impresso de pt.chabad.org

Podemos Colocar Uma Foto Na Lápide do Túmulo?

Podemos Colocar Uma Foto Na Lápide do Túmulo?

E-mail

Pergunta:

Notei que os túmulos dos judeus ortodoxos não têm fotografias dos falecidos. Há uma razão para isso?

Resposta:

No decorrer do Século 19 tornou-se moda as pessoas colocarem fotos dos falecidos sobre seus túmulos. Isso foi feito para um judeu, e a questão foi levada ao Rabino Moshê Sofer de Pressburg (1762-1839), conhecido como o Chatam Sofer.

Baseado na ordem bíblica contra criar ídolos, desenhar anjos das esferas celestiais, ou esculpir a forma humana, ele decretou que era estritamente proibido colocar imagens humanas sobre os túmulos (os exatos parâmetros de quais imagens são proibidas são discutidos no Código da Lei Judaica).

Outra preocupação era que as pessoas com frequência vão aos túmulos de seus entes queridos para rezar a D'us e pedir ao falecido que reze em prol dos vivos. Rezar perante um monumento de pedra com uma imagem de um ser humano nos aproximaria perigosamente dos idólatras. Isso é especialmente saliente, ele acrescentou, quando se considera a prática comum aos cristãos de gravar ícones em suas lápides.

Por esses motivos entre outros, o Chatam Sofer decretou que nos túmulos onde essas imagens já foram gravadas, que sejam removidas, ou pelo menos desfiguradas, se isso puder ser realizado sem causar discórdia. Se nada disso puder ser feito, é proibido pronunciar qualquer prece naquele local – como cadish ou Salmos.

E quanto ao uso de uma foto, o Chatam Sofer teria permitido? Embora o primeiro tema da imagem gravada não se aplique neste caso, a questão de colocar uma imagem humana num local onde se presta uma homenagem ao falecido entraria nesta categoria de proibição. Por este motivo, não é prática judaica ter fotos expostas da pessoa falecida nos túmulos.

Por Menachem Posner
Rabino Menachem Posner é membro do "Pergunte ao Rabino" do Chabad.org
© Copyright, all rights reserved. If you enjoyed this article, we encourage you to distribute it further, provided that you comply with Chabad.org's copyright policy.
E-mail
1000 Caracteres restantes
Envie-me e-mail quando novos comentários forem postados.
Sort By:
Discussão (3)
24 Junho, 2013
Origem
Aqui encontrei mais uma origem judaica para uma prática cristã, que é pedir para um falecido rezar pelos vivos. Entendo que para o falecido "pede-se", não se "reza", onde este último é apenas para D'us, como diz os Salmos. Assim, evita-se a idolatria.
Samua de Brito Paiva
Rio de Janeiro
beitlubavitchrio.org
6 Dezembro, 2012
Foto na Lápide
Interessante a resposta, pois não entra em conflito com o livro Exodos, 20.
Jose Luis
Belém, PA/Brasil
5 Dezembro, 2012
Fotografias nos túmulos
Muito boa a explicação, uma vez que tentamos fugir da idolatria.
Paulo lira
S. Caetano, PE/Brasil
DESTAQUE EM PT.CHABAD.ORG