Impresso de pt.chabad.org

Circuncisão

Circuncisão

O Pacto Eterno

E-mail

O judeu tem um pacto gravado profundamente dentro do seu ser consciente, até mesmo na própria carne: um vínculo atemporal estabelecido por D’us com Avraham. Muito antes de ele poder ser auto-consciente, seu pai e sua mãe o levam a este pacto por meio da circuncisão.

Quando?

O brit (pacto) deve ser realizado por um mohel especialista, observante de Torá. Dias após o nascimento, o mohel inspeciona o estado de saúde do bebê. Se tudo estiver bem, o brit deve ser realizado no oitavo dia de vida, durante o dia – quanto mais cedo melhor. Caso contrário, o brit deve ser adiado.

- Lembre-se, a data judaica começa e termina ao anoitecer. Consulte um rabino se a criança nasceu entre o pôr-do-sol ou no completo anoitecer.

O brit é realizado mesmo num Shabat, feriado ou dia de jejum. Este não é o caso, no entanto, se o brit foi adiado ou se a criança nasceu através de cesariana.

Perdeu a Data?

Nunca é tarde demais. Há mohels especialmente treinados para circuncidar adultos (com anestesia).

A Cerimônia

Um brit é um evento alegre. O costume não é convidar, mas notificar pessoas sobre a hora e o local. A criança é levada e colocada sobre o chamado “Assento do Profeta Eliyahu” – que, segundo a tradição, comparece a todo brit.

O mohel recita a bênção e realiza a circuncisão no bebê, que fica no colo do :sandak” (considerada uma grande homenagem). O pai recita uma bênção, agradecendo a D’us por essa mitsvá especial. Uma prece é recitada ao divulgar o nome judaico da criança.

E então, na melhor tradição judaica, celebramos com uma festa.

Detalhes:

Na sexta-feira à noite depois do nascimento do menino, é feita uma celebração especial, um “Shalom Zachar”.

O pai tradicionalmente permanece acordado na noite anterior ao brit, estudando Torá e recitando passagens selecionadas do Zohar.

Nos tempos recentes, a ciência médica tem provado que a circuncisao é uma medida altamente eficaz contra muitas doenças.

Leia mais sobre Brit Milá em nosso site.

© Copyright, all rights reserved. If you enjoyed this article, we encourage you to distribute it further, provided that you comply with Chabad.org's copyright policy.
E-mail
1000 Caracteres restantes
Envie-me e-mail quando novos comentários forem postados.
DESTAQUE EM PT.CHABAD.ORG